Postagem em destaque

"Style, é uma maneira de dizer quem você é, sem ter que falar." (Rachel Zoe) Se você for ligado no mundo fashion, certamente sabe ...

sábado, 14 de janeiro de 2023

Uma história, a leitura e os tempos modernos

Nunca perca a fé na humanidade, porque ela é como um oceano, se algumas gotas são sujas, isso não torna o oceano inteiro sujo. (Gandhi)

Hoje eu li uma história que me comoveu.Um casal idoso passava todo o dia de mãos dadas numa rua que circulava uma praça. Até que uma hora, um curioso se aproximou e abordando o senhorzinho, perguntou porque ele segurava a mão de sua esposa, como se a puxasse, sendo que ela se mantinha mais atrás e olhava para todo o lado como se não apreciasse o passeio.
O idoso de 85 anos, respondeu que a esposa sofria de Alzheimer. O estranho fez nova pergunta: "Então sua esposa não vai ligar se o senhor não a levar junto, certo?" O senhorzinho respondeu com sua voz calma e paciente, olhando o estranho nos olhos: "Ela não sabe quem eu sou, não me reconhece há anos." Surpreso, o estranho fez nova pergunta: "E mesmo assim, o senhor a leva para todo o canto?" E o idoso, olhando a esposa com profundo carinho, falou em um tom mais baixo: "Ela não me reconhece, mas eu sei quem ela é, ela é o amor da minha vida."

O estranho permaneceu no mesmo lugar, seguindo com o olhar o casal que retomara o caminho, no passo miudo que a idade permitia. Este episódio certamente mexeu com o estranho, tanto que ele o contava e recontava. E a história se espalhou.

Independentemente das emoções que esta curta história possa causar em quem a escuta, quero trazer aqui um outro assunto: a leitura. Com a tecnologia atual, e a vida moderna, estamos cada vez mais impacientes, desatentos, desinformados, e até preguiçosos. Nos desacostumamos de ler e escrever, por isso empacamos muitas vezes com a grafia das palavras, até mesmo escrevendo simples mensagens no celular, quando não esquecemos também a gramática. Eu mesma não leio mais os calhamaços de outrora, mas ainda compro livros, apesar de ter um e-reader. Sou dessas que não perde a oportunidade de entrar em uma livraria, e ali passa um tempo olhando os lançamentos, quando não sentando numa poltrona e encarando uma leitura de momento. Mas perto do meu passado, até mesmo de criança, é quase nada. 

Ler um pouquinho todo o dia, é uma atividade a que me obrigo. Nessas horas me deparo com pérolas como a historia do casal idoso, e hoje percebi que é uma das razões que me incentiva a manter este delicioso hábito. Pensa no bem que faz à alma, se deparar com tal preciosidade que alguma outra alma generosa se deu ao trabalho de compartilhar, para que eu e tantas outras pessoas pudessem encantar e confortar o seu dia!!! 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Este espaço é seu.
Opiniões serão bem vindas. Peço apenas que seja educado. Obrigada, volte sempre.