Postagem em destaque

"Style, é uma maneira de dizer quem você é, sem ter que falar." (Rachel Zoe) Se você for ligado no mundo fashion, certamente sabe ...

domingo, 26 de junho de 2022

Haut-Couture é história

A Haute-couture surgiu no séc.19 em Paris, mas não pelas mãos de um francês. O inglês #charlesfrederickworth é considerado o pai da Alta-costura.
O próprio termo, Haute-couture, assim como o uso de etiquetas com o nome da marca, e o lançamento de coleções sazonais, são pioneirismos ligados à Maison Worth. Charles Frederick também teria a ideia de usar modelos humanas para exibir suas criações, vindo a se casar com a modelo Marie Vernet. O prestígio da Maison Worth durou até 1952, qdo o bisneto de Charles se aposentou dos negócios da família. 
A marca não era para qualquer bolso, na verdade era a nata da nata, que naqueles tempos era nada mais, nada menos que a realeza de toda a Europa e os abastados que frequentavam os salões da nobreza.
Em 2003, o nome comercial e a propriedade intelectual foram comprados por um empresário. Hoje ainda existem alguns modelos da Worth em acervos de museus nos EUA, Europa e também no Brasil no museu Casa da Hera, no interior do Rio de Janeiro. 
É importante destacar que atrás da Maison Worth, outras marcas surgiram, mostrando que o mundo Fashion é um mercado proficiente desde o seu surgimento, com novas profissões, atividades e proliferação de empregos. Em seu apogeu, a Worth chegou a empregar 1.200 pessoas, e foi a pioneira em lançar tendências e influenciar os costumes de toda uma sociedade. Isso é muito poder.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Este espaço é seu.
Opiniões serão bem vindas. Peço apenas que seja educado. Obrigada, volte sempre.