Postagem em destaque

"Style, é uma maneira de dizer quem você é, sem ter que falar." (Rachel Zoe) Se você for ligado no mundo fashion, certamente sabe ...

quinta-feira, 10 de março de 2016

Candies in Hell (Doces no Inferno)

A Dra. Mary Carroll Ellsberg, ativista americana que roda o mundo em luta contínua pelos direitos das mulheres, desde bem jovem, impressionada com os números da violência, principalmente nas ilhas do pacífico, onde mais de 60% das mulheres sofreram algum tipo de abuso é autora do livro que se tornou sua tese de doutorado, Candies in Hell. 

O título, está intimamente ligado à história de uma mulher, Ana Cristina, casada aos 15 anos com um rapaz de educação sofisticada, que no dia seguinte ao casamento iniciou um quadro de espancamento que se tornou rotina na vida da jovem esposa e mãe. O caso clássico: o cara bebia, espancava a esposa e depois presenteava-a com doces e flores, devidamente acompanhados das desculpas matreiras. História comum no mundo inteiro, e que na Nicarágua deu origem a um ditado, e código, entre as mulheres: Candies in hell (Doces no inferno).

Ana Cristina sofreu toda a sorte de tortura por parte do marido, violência que se estendeu aos filhos que com o tempo acostumaram-se a correr para os fundos da casa e a pular para a casa da vizinha, pq o pai bêbado pegava a arma e disparava em direção às crianças. Ana Cristina fugia para a casa da mãe, que junto com as tias, a incitava a retornar para casa, com a costumeira desculpa: os filhos, aquele era seu marido, o seu lugar, a sua vida, e a cruel questão 'Afinal o que ela podia fazer?". Até que a avó interveio e falou que ela precisava correr daquela relação porque "Honey, what you gonna do with candies in hell?" (Querida, o que você vai fazer com doces no inferno?)


Números oficias da OMS: Mais de 750 milhões de mulheres no mundo sofrem algum tipo de violência, mas acredita-se que a realidade seja pior: mais de um bilhão.

Comente com o Facebook:

36 comentários :

  1. A típica cultura que deve ser descontraídas das cabeças conservadoras, pois apesar de um mundo em evolução ainda podemos achar esse tipo submissão por acreditarem que dependem do homem mesmo sendo violentos por causo dos filho.

    ResponderExcluir
  2. Triste situação de Ana Cristina, além de sofrer toda agressão do marido, não teve apoio de sua família,pobre das crianças criada em lar onde sua mãe sofria.

    ResponderExcluir
  3. A violencia que ela sofreu e muitas mulheres sofrem ensina duas coisas aos filhos , ou a ser agressivo ,ou aceitar a agressao ,se houver terceira ,sera viver na defensiva , nestes casos o silencio ....sera o maior aliado do seu agressor.

    ResponderExcluir
  4. A violencia que ela sofreu e muitas mulheres sofrem ensina duas coisas aos filhos , ou a ser agressivo ,ou aceitar a agressao ,se houver terceira ,sera viver na defensiva , nestes casos o silencio ....sera o maior aliado do seu agressor.

    ResponderExcluir
  5. Toda a família precisa de uma rede de apoio

    ResponderExcluir
  6. triste e lamentavel que a familia nao deu suporte para ela e o sofremento maior ficouu no seu psiclogico

    ResponderExcluir
  7. MUITAS MULHERES SOFRFEM AGRESSÕES SEM SABER QUE É.
    INFELIZMENTE AINDA EXISTE MTS MULHERES ACOADAS, E ASSIM ACEITAM FAZER PARTE DAS ESTATÍSCAS.
    MUITAS DAS VEZES , AS MULHERES SE SUBMETEM A TAL ATROCIDADE POR FALTA DE4 RESGUARDO DA FAMÍLIA E DOS ORGÃOS PÚBLICOS

    ResponderExcluir
  8. Gente, queria muito esse livro. Alguém sabe onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
  9. A partir do momento em que, educarmos nossos filhos para respeitar as mulheres, e educarmos nossas filhas para que não aceitem menos do que respeito. Candies in hell (Doces no inferno) este código deixará de existir.

    ResponderExcluir
  10. De fato as agressões dentro de casa vai se ter reflexos na vida adulta dos filhos !

    ResponderExcluir
  11. Acredito que a violência doméstica começa na educação de ambas as partes, diversas vezes mulheres sofrem violência e homens cometem por acreditarem ser normal.Por pura ignorância do que é ter uma vida digna, sem violência. Como podemos ver na descrição acima, os filho s já vivendo aquela realidade e quando as mulheres da família a incentivaram à voltar. Já estava impregnado na cultura delas que aquilo poderia ser permitido. Logo, temos o psicológico da pessoa agredida, que sem receber nenhum tipo de apoio se sente incapaz e não consegue ver outra saída a não ser voltar à dependência do agressor. No final, temos a Vó como a pessoa que a orientou, pois já tem uma vasta experiência de vida e é capaz de enxergar além daquilo que lhe foi passado e não teme mais.

    ResponderExcluir
  12. A violência doméstica é um câncer mundial, infelizmente Ana Cristina sofreu violência diária, e não tinha o apoio familiar,mas os tempos mudaram e graça as ativistas e apoiadores da causa lutam por igual sem violência contra mulher.

    ResponderExcluir
  13. É triste a situação da na Cristina, pois é difícil viver nesse ciclo de violência e sem contar que mexe com o psicológico e o desenvolvimento das crianças.

    ResponderExcluir
  14. É trite a situação de Ana Cristina,pois o ciclo da violência era cada vez mais intenso e sem contar que os filhos sofrem com essa situação.

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente ainda temos que enfrentar isso nos dias atuais , triste realidade.

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente as mulheres são vítimas de situações como essas e que acabam se acostumando e tem medo de denunciar

    ResponderExcluir
  17. Percebe-se que a violência na qual ela começou a sofrer após o casamento ficou condicionada, ele a agredia e posteriormente a presenteava e pedia desculpas, levando a repetição da agressão, na maioria dos casos são submissa aos maridos por conta dos filhos e por acreditar que não irá acontecer de novo.

    ResponderExcluir
  18. PATRÍCIA VIEIRA e muito triste ver uma situação dessa infelizmente muitas mulheres passam por isso.

    ResponderExcluir
  19. Vivemos, ainda no atual Séc. XXI, numa Sociedade que teve avanços no que diz respeito aos Direitos das Mulheres, mas que ainda sim é impregnada por uma cultura machista, baseada no modelo patriarcal, onde a mulher por vezes é violada nos seus direitos, desprezada, desvalorizada e sofre a culpabilização pelo seu sofrimento, quando na realidade ela é a vítima, e deveria ser protegida, amparada e não "crucificada"! Se faz necessário "discutirmos" essa temática cada vez mais com toda sociedade, a fim de que essa cultura de violência venha ser "desconstruída", para que as mulheres tenham seus direitos e espaços garantidos, com o intuito de que ela tenha a liberdade para falar e tenha como se proteger quando o seu "agressor" vier a lhe agredir, sem que para isso ela tenha que se sentir coagida ou coibida por isso.

    ResponderExcluir
  20. Sofrimento em dose dupla, emocional e fisico. Isso tem que parar.

    ResponderExcluir
  21. A questão exige algumas medidas: Estancar o ciclo de violência com a prisão do agressor; cuidar e assistir as vítimas; tentar tratar o agressor. Dentre várias.

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente, dura realidade que precisa ser combatida!

    ResponderExcluir
  23. Impusível acabar com isso ,M as pode diminuir a violencia

    ResponderExcluir
  24. Nunca deixe acontecer a segunda vez.

    ResponderExcluir
  25. Muito triste e lamentável, o agressor tem que ser denunciado e preso. É FUNDAMENTAL a prisão...

    ResponderExcluir
  26. Como já é de conhecimento de todos, a violência domestica vem se destacando com mais frequência ao longo dos anos. o grande questionamento que deve ser feito é: porque as mulheres se submetem a esse tipo de situação? Pois bem, muitas vezes as mulheres são dependentes emocionalmente de seus companheiros, e em muitos casos dependente financeiramente. Além de tudo, não contam com o apoio da família e nem da sociedade e muito menos das autoridades competente.
    A punibilidade nesse tipo de situação nem sempre é eficaz, muito pelo contrário é vergonhosa a pena aplicada em certas ocasiões.
    Nós mulheres, precisamos parar de romantizar relacionamentos abusivos. Temos o poder e o controle sobre nossas vidas.
    Precisamos de amor, carinho e companheirismo e não de " doces do inferno".

    ResponderExcluir
  27. Precisamos com urgência desconstruir essa cultura que existe não de hoje mas de séculos atrás, cultura essa baseada na subjetividade de quem a construiu, neste caso em específico a violência doméstica, mais precisamos não quebrar barreiras mais sim desestruturar o alicerce onde a violência foi construída assim como o racismo, preconceito dentre tantos outros.

    ResponderExcluir
  28. A violência domestica foi aceita por muitos anos como algo normal dentro das relações afetivas, agora não mais.

    ResponderExcluir
  29. E necessário refletir sobre a violência contra as mulheres e combatê-la em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  30. Essa situação, quanto mais os anos passam, parece que nunca fica antiga.

    ResponderExcluir
  31. Triste realidade 😞 passei por isso durante 18 anos

    ResponderExcluir
  32. E triste essa situação vê um homem batendo em uma mulher para sociedade isso é normal vamos mudar essa situação vamos denunciar

    ResponderExcluir
  33. Muita tristeza ver uma mulher apanhando fico envergonhado com uma situação dessas

    ResponderExcluir
  34. A dependência financeira e o medo junto com a falta de apoio da família e sociedade em geral torna uma situação de impotência diante do seu algoz

    ResponderExcluir

Este espaço é seu.
Opiniões serão bem vindas. Peço apenas que seja educado. Obrigada, volte sempre.