Postagem em destaque

"Style, é uma maneira de dizer quem você é, sem ter que falar." (Rachel Zoe) Se você for ligado no mundo fashion, certamente sabe ...

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Você é Pop?

O termo pop usado tanto em português como em inglês, vem de POPular, e está muito ligado à cultura, principalmente à música.
A Pop ART surgiu nos anos 60, nos Estados Unidos, nas artes plásticas e foi consagrado pelo cineasta e pintor americano Andy Warhol que imortalizou ícones da época, nas suas pinturas. Não só do cinema e da música como de todas as esferas, incluindo da política. Se era uma figura popular, querida e admirada, com um estilo de vida invejável, o American way of life, como JFK e a famosa primeira dama Jackie Kennedy, era imortalizado pelos pincéis e talentos de Warhol. Einstein era pop, nos dias atuais temos Steve Jobs, um ícone da tecnologia. 
Se cai no gosto popular, é Pop. Michael Jackson é pop, assim como Madonna. 
Mas Pop é também a garota, ou garoto no colégio que se destaca, a bonitinha, simpática, boa aluna, amiga de todos, queridinha dos professores, admirada e invejada por muitos, de quem todos querem ser amigos, e o estilo de se pentear e vestir é copiado. E a um nível mais micro, pop é também aquela pessoa que se faz presente, que gosta e atrai a atenção e agita as reuniões de família. A estrela do lugar. 
Ícones da cultura pop não são apenas celebridades, mas também personagens como Mickey Mouse, Bob Esponja, e o famoso bruxinho, Harry Potter. 
A cultura pop tem impacto enorme sobre os jovens, que consomem tudo o que se produz em torno de seus ídolos. Tais ícones lançam tendências, ditam moda, influenciam comportamentos. 
Ícones transpiram sucesso, têm o toque de Midas, e um estilo de vida invejado, por isso são mimados e tratados como figuras da realeza, daí os apelidos honorários como rainha do pop, pertencente a Madonna. Mas nem só de personalidades e personagens vive a cutura pop, há também os objetos que viram ícones de consumo e objetos de desejo de consumidores de todas as idades e perfis. 
Temos os clássicos como a bolsa Birkin e o Chanel n⁰5, e hoje o iPhone, objeto de desejo e status, de consumidores de todas as idades no mundo inteiro. 
E quais os ícones pop da atualidade? Ainda que sem o glamour dos velhos tempos, em que o público só tinha notícias de seus ídolos através da imprensa escrita, e por isso mesmo, havia uma aura de mistério e romantismo em torno das estrelas, diferente de hoje em que a Internet fabrica celebridades instantaneas, e estas se fazem até com compra de seguidores. Entretanto, a arte segue o processo natural, a luta para conseguir seu lugar ao sol segue árdua. Há muito trabalho de equipes especializadas e muito dinheiro, para produzir um ídolo.  Assim, não há toa, formam-se multidões para assistir shows de Anitta e a presença de Kim Kardashian faz disparar flashes de todo o canto. O show não pode parar, o consumo exige novidades, mas há ícones cujos donos, talentosérrimos, sumiram dos flashes e até da vida, e não perdem a realeza... Billie Holiday, Fred Astaire, Sinatra, Marilyn, Audrey, Elvis, Michael, Amy ... Eternos ícones!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Este espaço é seu.
Opiniões serão bem vindas. Peço apenas que seja educado. Obrigada, volte sempre.