Postagem em destaque

"Style, é uma maneira de dizer quem você é, sem ter que falar." (Rachel Zoe) Se você for ligado no mundo fashion, certamente sabe ...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Materialismo concreto X Necessidade prática - o Ecodesenvolvimento

“Uma arte construtiva que não decora, mas organiza a vida” – El Lissitzky




                              As SleepBox
Fig1.Sleepbox
Apesar da citação acima ter sido proferida em 1922 tem tudo a ver com os dias atuais. Na época a arte começava a tornar-se instrumento de transformação social, e o Construtivismo o carro chefe dessa revolução.
Fazendo jus ao nome - sleepbox - trata-se realmente de uma caixa de 2m x 1,40m x 2,30m para dormir. Foi idealizada para estar presente em estações de trem, aeroportos, locais públicos centrais, e outros locais onde possa haver aglomerações de pessoas exaustas. (Fontes:1 e 2 visite os links e veja mais informações).

SpaceBox
Ainda dentro da idéia do ecodesenvolvimento, temos os conteiners usados como habitação. A idéia já bastante antiga, começou tímida nos anos 70, ganhou peso na atualidade e hoje existem edifícios, em várias cidades, construídos apenas com conteiners, que além de tudo são de fácil transporte e prazos espetaculares, pois trata-se de um sistema modular com valores acessíveis (cerca de US$800 nos EUA e R$3.000 no Brasil) e com utilidades infinitas, além de habitação. São centros da juventude, salas, escritórios, ateliês de artistas, penitenciárias, espaço de trabalho, berçário e espaço de varejo. A parte externa comporta uma infinidade de acabamentos (ver fotos). 
No Brasil, no entanto, há ainda desafios a vencer para o uso de contêiners para habitação, já que o clima não é propício ao material que ganha temperaturas extremas, extremamente frio no inverno e insuportavelmente quente no verão. Embora já existam habitações em algumas cidades, para quem quiser aderir à idéia, tem que considerar um certo custo para equilibrar a temperatura nas diferentes estações.
A NHJ, Novo Horizonte Jacarepaguá, é responsável pelo fornecimento e montagem de módulos habitacionais usados nas Unidades de Pronto-Atendimento em comunidades carentes do Rio de Janeiro.
Turismo sustentável: Artefatos de concreto e Barris de vinho
Veja abaixo outras idéias de habitação que viraram quartos de hotel de baixo custo, o chamado turismo sustentável. 
Fig.3 Edifício com 37 apartamentos em Londres
Fig.4 Loja
Fig5. Residência
Fig.6 Construção de conjunto habitacional estudantil em Amsterdã veja a obra pronta
Fig.7 Construção de residência nos EUA
Fig.8 EUA- Veja mais
Fig.9 Container City em Londres
Fig.10 Conteiner-decoração interior
Barris de vinho e Tubos de concreto que viram quartos de hotel

Fig.11 Hotel Das Park na Áustria
Fig.12 Hotel na Holanda

Para saber mais:
- O que é Ecodesenvolvimento
- Veja aqui outras imagens de construção com conteiner
- SpaceBox
- Mais idéias com conteiners
- Uso de conteiners como residência no Brasil

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Este espaço é seu.
Opiniões serão bem vindas. Peço apenas que seja educado. Obrigada, volte sempre.